The blog

Preciso disso até sexta…

Não apenas a falta de planejamento, mas principalmente a falta do acompanhamento de métricas de produtividade faz com que gerentes de projetos e de operações peçam atividades “até sexta-feira”. Isso impacta muito na capacidade produtiva, mas principalmente na motivação dos profissionais.

pg0005

Se o gerente de projetos está pedindo um trabalho até sexta, significa que não seguiu um processo de estimativa, não planejou adequadamente as datas, não obteve o sign-off das partes interessadas e não fez o acompanhamento do projeto – do contrário, toda a equipe estaria ciente do prazo.

Isso também pode significar que houve mudanças na prioridade entre os projetos. Com isso, mostra que o portfólio não está seguindo uma sequência de priorização previamente estabelecida, mas está sujeito a constantes mudanças. Por portfólio se entende um conjunto de projetos e programas que atendem a um objetivo estratégico, por exemplo: alcançar um novo patamar de faturamento, atender a um cliente-chave, um conjunto de projetos não diretamente relacionados (apenas pelo objetivo comum) etc.

Ora, o processo normal seria escolher o modelo de priorização do portfólio para, em seguida, definir a sequência de execução dos projetos [1]. Mas, muitas vezes por desconhecimento ou negligência da empresa nas técnicas de priorização de portfólio, os projetos mudam constantemente suas prioridades e as equipes ficam reféns dessas mudanças.